Roupas na Indonésia

A tradicional roupa masculina e feminina na Indonésia é uma colorida saia chamada sarong ou u kain. Um sarong é uma longa tira de pano que se envolve em torno do corpo. O kain é similar porém  com as extremidades costuradas. Os homens usam camisas com calça ou um sarong. As mulheres usam geralmente uma blusa com manga comprida e um sarong ou kain.

Os homens freqüentemente usam um chapéu especial ou um boné, e as mulheres podem usam um véu sobre os ombros ou na cabeça. Ao contrario das mulheres muçulmanas de outros paises, na Indonésia elas nao cobrem a face com o véu. Nas cidades, a maioria das pessoas usa roupas de estilo ocidental apesar de muitos  preferirem a roupa tradicional.

Anderson França sexta-feira, 22 de abril de 2011
A Igreja na Indonésia

O cristianismo chegou à Indonésia com os portugueses, em 1511, nas Molucas e continua a ser uma forte religião no leste do país. Missionários holandeses vieram no século XVII, acompanhando os colonizadores.

Baseado na estimativa informal dos líderes da Igreja, há aproximadamente 35 milhões de cristãos no país, incluindo católicos. Dos cristãos, 12,6% é protestante e 7,20% é católico.

Embora hoje a Igreja enfrente sérios desafios, ela continua a crescer. Alguns acreditam que a taxa de crescimento anual dos evangélicos seja de 4%: 504 mil ao ano.

A Igreja indonésia está dividia em quase 400 denominações. Cem delas foram registradas na Aliança de Igrejas da Indonésia, a maior organização cristã no país. O governo reconhece a instituição como representante nacional dos cristãos. Contudo, muitas igrejas se mostram descontentes com ela, pois a Aliança não consegue canalizar a aspiração dos cristãos. Ela se mostra reservada quando o assunto é a religião no país.

O governo fez regras estritas para o trabalho de missionários estrangeiros no país. A exceção é para as pessoas que tenham grau de mestrado e queiram contribuir para o desenvolvimento dos indonésios. Há organizações cristãs que realizam ministérios de ajuda humanitária e ação social na Indonésia.

Anderson França