Povo não alcançado de hoje: Romani, Vlax do Paquistão




A origem

São conhecidos como povo cigano compostos de dois grupos: o Ghorbati e o Nawari. Ambos os grupos falam um dialeto da língua cigana chamada Romani, que está relacionado com a língua indo-ariana do norte da Índia, seu dialeto Domari, contém muitas palavras árabes.

Os ciganos são chamados em sua língua de Rom, que significa "homens". Rom é derivado da palavra indígena Dom, significa "um homem de casta inferior que ganha seu sustento por cantar e dançar. "Os Ghorbati são nomeados a partir da palavra árabe, Gurbet, que significa "estranho". No mundo árabe, os ciganos são chamados Nauar, portanto, os ciganos Nawari.

Eles são originários da Índia, onde trabalharam como músicos, artistas e trabalhadores do metal. Discriminados e excluídos dos templos, eles foram para a Pérsia (atual Irã). De lá foram separados em dois grupos:

Um viajou para o norte e se tornou o romani de língua européia; o outro viajou para o sul e se tornou conhecido como o Domari, ou os ciganos do oriente médio.

A sociedade

Valores como justiça, fidelidade e moralidade são muito significativos na sociedade cigana. Tais coisas como cortesia e simpatia também são muito importantes. O controle dos indiciplinados é rigorosamente aplicada. Se um cigano se torna impuro por algum ato imoral ou ilegal, ele é considerado um pária. Além disso, a pureza sexual é considerada uma obrigação para as meninas. Na verdade, deve ser provado antes do casamento que a menina nunca esteve com um homem. Este rigoroso código social está relacionada ao seu antigo sistema de castas hindu que eles têm mantido desde a sua origem.

Altas taxas de analfabetismo, criminalidade e a crescente taxa de mortalidade faz com que esse povo viva na pobreza.

Um comentário